quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Profissão: Difícil Decisão


 As estudantes de Jornalismo Thaís e Patrícia entrevistando a Professora Ana Lúcia
  • Patrícia Nascimento e Thaís Bianchi     
     Final do ano e começa a borbulhar na cabeça dos jovens aquele dilema: Qual profissão seguir? A cada três jovens, dois não sabem o que desejam ser.  É complicado escolher e, muitas vezes, é difícil acertar na primeira. O momento é de conflito e dúvidas, pois é hora de escolher o futuro profissional. Mas calma, tudo tem seu jeito.
     Todo ano a Escola Municipal Pio X tem um projeto com a Professora Ana Lúcia, com a intenção de incentivar os jovens à escolher sua profissão ou pelo menos abrir sua mente para começar a pensar na escolha correta e que melhor se encaixa no seu perfil.

Foca Entrevista: - Há quantos anos a escola tem esse projeto do “Dia da Profissão” e como é feita essa dinâmica?
Professora Ana Lucia: Esse ano de 2010 completamos a 15° edição. Há 15 anos, desde que vim pra cá como orientadora educacional, fazemos esse trabalho do dia da informação profissional. Essa dinâmica é feita da seguinte forma: No primeiro bimestre, faço um levantamento em todas as turmas de 9° ano. Peço que eles escrevam num papel com seu nome, duas profissões que eles gostariam de conhecer. Esse ano são 7 turmas de 9° ano. Então, escolhi as 14 profissões mais votadas. Passado esse período de levantamento do interesse dos alunos, que é o principal, entro em contato com as instituições ou profissionais ou forças armadas, isso mais ou menos um mês antes. Depois que já tenho a definição de quem virá, faço quinze dias antes do evento a inscrição dos alunos. E no dia da Informação Profissional, os alunos recebem um crachá, eles são credenciados para saberem para que sala irão, nessas salas ficam um grupo de várias turmas que escolheram aquela profissão. Em cada sala colocamos dois profissionais de áreas diferentes, por exemplo esse ano, colocamos um veterinário e um advogado, um da área biomédica e um da humanas. Mas antes dos alunos se dirigirem as salas eles vão ao auditório, onde os profissionais são apresentados, a professora de educação física com o grupo de dança fazem uma apresentação e a direção diz algumas palavras de incentivo! E também fazemos a noite da Informação Profissional, pela terceira vez no PEJA, Programa de Educação de Jovens e Adultos.

F.E : - Todo ano a escola também faz teste vocacional com os alunos do último ano do ensino fundamental, como ele é feito? 
Professora Ana Lucia: Cada ano tem uma dinâmica, esse ano eu optei pelo seguinte: depois do dia da Informação Profissional, eu coloquei no mural um aviso para que os alunos me procurassem. Os interessados agendam comigo um horário, seja no recreio, na hora da saída, enfim, e nós fazemos então no laboratório de informática.

F.E: - Como os alunos reagem ao participarem desse projeto?
Professora Ana Lucia: Em geral, eles se interessam bastante. Às vezes alguns alunos, no primeiro momento, ou dizem que não tem opção ou colocam alguma coisa de brincadeira, depois no dia a gente percebe que um ou outro falta, mas a maioria vem e eles se sentem muito valorizados! É o assunto do dia, ninguém quer sair de sala, o tempo passa e eles nem percebem. Eles ganham dos profissionais, não só a orientação para o mercado de trabalho ou para a profissão, mas eles vêm um projeto de vida e é muito interessante que muitos dos profissionais mesmo sem combinar, falam do testemunho de vida deles, de buscarem concretizar seus sonhos, é uma lição de solidariedade, humanidade e os alunos percebem muito os valores humanos na fala dos profissionais, eles ficam muito interessados e animados. O bonito que tem sido agora é que já são 15 anos, e encontramos ex-alunos que começam a lembrar daquele dia, que escolheram tal profissão porque assistiram a palestra. A gente consegue colher, como estou colhendo agora uma grande experiência, o advogado convidado este ano, é um ex-aluno, ele passava aqui na escola e dizia que quando tivesse o dia da Informação Profissional ele gostaria de falar, ele viveu essa experiência e quis compartilhar com os colegas.

     O Aluno do 9° ano, Douglas Melo da Costa diz que o dia da profissão é muito importante “Você pode escolher profissões que te interessam seguir e outras que você também quer conhecer por curiosidade. Eu escolhi as áreas de Psicologia, Aeronáutica, Arquitetura e Medicina. Achei muito legal o que os profissionais disseram, mas eu gostei mais da palestra sobre a Aeronáutica que foi dada por um Comandante. Foi um dia bem divertido na Escola”, diz Douglas.
    No meio de quem está em dúvida, há também aqueles que iniciaram em uma carreira e depois trancaram e reiniciaram em uma nova área, é o exemplo de Gleice Vargas da Unidade de Bonsucesso. Ela fez quatro períodos de graduação em Educação Física, largou e decidiu fazer Publicidade, onde está cursando hoje o 2º período.

F.E: Porque você abandonou o curso de Educação Física e optou por fazer Publicidade?
Gleice: Eu não estava mais me identificando, sabe quando você não se interessa mais por aquela ”coisa”? Desde pequena eu praticava esportes e quando você chega á faculdade, tem que estudar, as matérias ficam chatas, então eu decidi esfriar a cabeça por um semestre, mas antes de entrar fiquei em dúvida entre Marketing e Publicidade, optei pela segunda opção, vi a grade, achei legal e to gostando , não pretendo mais mudar não. (risos)

F.E: Ao terminar essa carreira, pensa em retomar a que você parou?
Gleice: No momento não, mas quem sabe um dia, isso ainda é uma constante pra mim pois eu quero fazer outras faculdades também.

    As dúvidas a respeito de que profissão seguir são normais. Mas tem como você amenizar um pouco essa situação, através de testes vocacionais e projetos inspirados em profissões, como palestras e debates a respeito de várias áreas, como é feito na Escola Municipal Pio X e é claro por seu interesse próprio em pesquisar qual profissão  melhor se adapta ao seu perfil.
                        
                                O Teste Vocacional pode ser feito através do site: 
                                      http://www.oportaldosestudantes.com.br/
     
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário