domingo, 3 de outubro de 2010

O que é UNATI


  • Lucia Gonzalez e Carlos Santos
Entrevista feita com a Professora Rose Cristina Sobral, responsável pela UNATI, no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Foca Entrevista: Professora, o que é a UNATI?
Rose Sobral: A UNATI é a Universidade Aberta à Terceira Idade.

F.E.: Quem pode participar?
R.S.: Pessoas a partir dos 55 anos.

F.E.: Como é que a pessoa se inscreve?  Como é que ela fica sabendo?
R.S.: A Universidade Aberta à Terceira Idade não é uma universidade com um monte de disciplinas, é composta por atividades relacionadas, ou melhor dizendo, direcionadas à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. São atividades voltadas à saúde, aos cuidados pessoais, para melhorar a auto-estima, a autonomia, para a melhoria mesmo da qualidade de vida.  Então eles chegam, se inscrevem na secretaria da UNATI, que é o meu setor, trazem duas fotos 3x4, atestado médico, número do CPF, identidade e elas pagam R$20,00 (vinte reais) por mês, e tem direito de realizar quatro atividades  dentro do nosso planejamento.
O que nós proporcionamos também é o espaço transgeracional, com palestras de prevenções que acontecem não só para o idoso como também para os alunos de graduação.  Portanto, acontece essa integração do idoso com o nosso aluno e do nosso aluno com o idoso.

F.E.: A informática é algo muito novo até para nós.  Como os idosos estão vendo essa evolução?
R.S.: A informática é uma atividade que é muito procurada, porque eles estão vendo realmente este desenvolvimento da tecnologia; porque eles vão ao banco e tem de saber manusear.  Nós notamos uma inquietação deles com relação a isto, o que faz com que eles procurem o curso.  Hoje, aqui, nós temos três turmas de informática com 23 alunos, todos maiores de 55 anos, fora aqueles que já estão na lista de espera para fazer o curso no próximo semestre.
No dia 20 de setembro iniciamos uma turma nova.  Os professores são alunos do Curso de Informática da instituição.  O curso é o básico de informática e depois eles poderão fazer cursos complementares, que são os cursos de férias que oferecemos abertos as pessoas de todas as idades e aos alunos inclusive.

F.E.: Você acha que a procura é tão grande por esses cursos dentro da instituição, se deve à credibilidade da Unisuam?
R.S.: Sem dúvida, o fator credibilidade pesa bastante nesta escolha, pois eles sabem que aqui realizamos um trabalho sério e com muito carinho.  É maravilhoso acompanhar a auto-estima dessas pessoas, o crescimento deles. Há idosos que realizam uma atividade pela manhã e permanecem aqui à tarde, aguardando para freqüentar outra.

F.E.: Você foi a criadora do projeto?
R.S.: Sim. Foi em 2007 que eu montei o projeto começando com atividade física e dança sênior.  Fiz a captação de idosos na Praça das Nações, mais precisamente no Restaurante Café Bonsucesso, e também no boca a boca.  Hoje já estamos com quase 300 pessoas aqui em Bonsucesso e em Campo Grande temos 27 alunos.

F.E.: Como surgiu a idéia do Curso de Informática para a Terceira Idade?
R.S.: Na verdade trata-se de uma parceria da UNATI com o Curso de Informática da faculdade

F.E.: Como eu procuro a UNATI? Existe algum site da UNATI?
R.S.: A UNATI pode ser encontrada no site da UNISUAM (www.unisuam.edu.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário