segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Entrevista coletiva com Quirlaney Santana

  • Rose Nunes e Lucia Gonzalez
Quirlaney Santana: supervisor geral do Núcleo de Comunicação Hans Donner

       Inaugurado no dia 07 de março de 2007, o Núcleo de Comunicação Hans Donner foi criado por iniciativa do atual reitor da UNISUAM, profº Arapuan Netto, visando proporcionar uma estrutura mais moderna para o curso de Comunicação Social, capacitando os seus alunos com o que há de mais atual e preparando-os para o competitivo mercado de trabalho. O nome do Núcleo foi dado em homenagem ao designer gráfico Hans Donner, que se tornou padrinho do lugar devido ao fato do mesmo estar ligado à comunicação e tecnologia.
      Quirlaney Santana, conhecido como Kinder, é supervisor geral do Núcleo de Comunicação Hans Donner desde a sua inauguração, há três anos, e em entrevista coletiva, realizada no dia 25 de outubro, no estúdio de TV do Núcleo, falou que o fato dos alunos e professores participarem cada vez mais das atividades oferecidas pelo Núcleo Hans Donner é motivo de orgulho para ele, como o evento “Muito Além da Comunicação” realizado na 6ª feira, dia 22/10 e organizado pela profª Maria João, juntamente com alunos do 1º período de Comunicação Social e completou “Eu sempre falo para a minha equipe: agente não faz o Núcleo sozinho. Agente depende dos alunos, da equipe e da direção”.

Laboratório Multimídia com iMacs

      Com um investimento inicial de 1 milhão e 500 mil reais em equipamentos e softwares, o Núcleo de Comunicação possui estúdio de TV, ilha de edição, almoxarifado, estúdio de rádio, sala de jornalismo (centro de TV e jornal), sala do Colega Legal, agência de publicidade e produtora, laboratório multimídia, estúdio de fotografia, sala de administração, auditório com 104 lugares, sala de apoio com mesa de áudio, banheiros e elevador, além de sinalização em braile e captação das águas da chuva, distribuídos entre os quatro pavimentos do moderno prédio situado em Bonsucesso. Possui também equipamentos de última geração como computadores iMacs, lousas eletrônicas, câmeras fotográficas Nikon, câmeras de vídeo Sony e muito mais, à disposição dos alunos e professores, além de cadeiras ergonômicas. “Somos a faculdade pioneira, dentre as universidades particulares do Rio de Janeiro que trouxe a lousa eletrônica para cá”, comemorou Kinder, porém “não nos preocupamos somente com os equipamentos, mas também com o conforto e a adaptação do aluno para o lugar onde ele vai utilizar o tempo todo”, completou. 

 Auditório Time Dimension com 104 lugares

      A equipe técnica do Núcleo Hans Donner é composta por profissionais qualificados também envolvidos com o mercado de trabalho, na área de comunicação, como o cinegrafista Ricardo Guimarães, o fotógrafo Renato “Pepe” e o editor Trajano Porto, dentre outros.
Saber que os alunos utilizam toda essa infra-estrutura oferecida pelo Núcleo de Comunicação em prol de seu enriquecimento acadêmico, formando um profissional qualificado para o mercado de trabalho, também é outro motivo de orgulho para Kinder, principalmente quando alguns ex-alunos, já formados e trabalhando em conceituadas empresas de comunicação, retornam para contar suas histórias e experiências profissionais aos atuais alunos, em palestras ministradas no Auditório Time Dimension. “Motivo de orgulho é ver que o aluno se interessou, aprendeu aqui, foi lá fora, buscou o espaço dele, tá bem e voltou aqui para poder contar a história dele. Isso é muito legal”, disse emocionado.
      Além de funcionar como laboratório do curso de Comunicação Social da UNISUAM, onde os alunos tem aulas teóricas e práticas sob a supervisão dos professores, o Núcleo de Comunicação Hans Donner possui os seguintes projetos de extensão: Agência Locomotiva (Agência de Publicidade e Produtora), Rádio Fonte, Jornal Fonte, Centro de TV Fonte, Núcleo de Fotografia, Memorial Foto e Vídeo, Foco no Futuro, Colega Legal e Projeto Reciclar.

 Placa em braile informando os ambientes do 3o andar do prédio

      Os planos para o futuro do Núcleo Hans Donner são de manter a equipe de profissionais e tentar trazer de fora experiências de outros profissionais para enriquecer a equipe atual. Com relação aos equipamentos, o supervisor do Núcleo nos contou que os mesmos deverão ser atualizados, além dos sistemas operacionais e softwares de computadores, pois já possuem três anos.
      Existe um projeto de colocar a Rádio Fonte em todas as unidades da UNISUAM, porém para o futuro o foco inicial é o projeto de transformar o Centro de TV em Portal TV UNISUAM, além de criar a Rádio Fonte Web, ambas disponibilizadas na internet. “Hoje já tem, por exemplo, o Jornal Fonte na internet. Você pode acessar no blog de comunicação (1) e ler todas as edições online do Jornal Fonte, portanto já é um caminho”, mas “esses projetos não dependem somente do Núcleo Hans Donner, nem do Curso de Comunicação, mas também do Núcleo de TI e de uma estrutura de informática, muito bem montada, já que vamos utilizar uma banda da instituição em determinado horário”, explicou Kinder.
______________________
(1) Blog Comunicação UNISUAM (http://comunicacaounisuam.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário