sábado, 30 de abril de 2011

Palavra de Mestre – Teleférico do Alemão: Entrevista com o coordenador do curso de Arquitetura

Por Jardel dos Santos


O movimento contínuo dos bondinhos, subindo a partir da Estação Bonsucesso e descendo em seu caminho de volta, aponta que a inauguração do Teleférico do Alemão está muito próxima de acontecer. Na verdade, o teleférico já foi inaugurado em dezembro de 2010 pelo então presidente Lula bem antes de ter condições de entrar em pleno funcionamento.

Formado por cinco estações, o trajeto liga o ponto inicial, próximo à Praça das Nações, ao outro extremo do conjunto de favelas, já no bairro de Inhaúma.  Fruto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), implantado pelo Governo Federal, o teleférico representa um ousado empreendimento e um tipo diferente de meio de transporte.

Para saber mais sobre que impactos a obra pode trazer para o Complexo do Alemão, para o transporte na região e para os moradores que nela habitam, ouvimos o Professor Marcelo Vinicius Gomes, coordenador do curso de Arquitetura da UNISUAM.

Conhecendo um pouco da Biblioteca Central

Por Alexandre Lima e Érika Santoro



A biblioteca de uma universidade serve para seus alunos usarem e "abusarem" de seu conteúdo, pois lá é possível encontrar diversos tipos de livros, revistas, artigos, monografias e etc. Entretanto não é isso que acontece na Biblioteca Central Professor Augusto Motta, localizada um pouco mais acima da Av. Paris. Muitos alunos mal sabem de sua existência ou como fazer para pegar emprestado ou consultar livros. Por isso, o Foca Entrevista resolveu dar uma ajudinha e explicar como funciona a rotina da Biblioteca Central. Contamos com a ajuda do bibliotecário Luiz Ricardo Gonçalves, veja na entrevista abaixo:




domingo, 24 de abril de 2011

Foca entrevista no Curso de Gastronomia da Unisuam


Por Aline Simas e Leandro Canuto


Visita ao laboratório do curso de Gastronomia da Unisuam que foi considerado pelo INEP/MEC como o melhor do estado do Rio de Janeiro.

sábado, 23 de abril de 2011

Acessibilidade na Unisuam

Por Rhuan Souza, Samuel Correia e Bruna Castro











Rampas, sinalizações, espaços adaptados. A acessibilidade tem se tornado uma preocupação em inúmeras instituições de ensino e na Unisuam não é diferente. Em obras desde 2010, a universidade tem dedicado seus esforços em transformar o campus de Bonsucesso para receber alunos que tenham qualquer necessidade especial. O Foca Entrevista conversou com Allyson Lameira Fernandes, prefeito do campus Bonsucesso, para entender como é o processo para tornar a instituição mais acessível.

Segundo Allyson, as obras realizadas no campus seguem as orientações da NBR 9050, normas criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

- O Rio de Janeiro todo está sendo obrigado a se enquadrar na NBR 9050 pois, a partir de 2012, serão multadas as instituições que não estiverem dentro dos padrões contidos nela. – afirma Fernandes.

Para o prefeito do campus, o maior desafio é conseguir realizar todas as mudanças apenas nos períodos de férias dos alunos para não atrapalhar as aulas.  

- Por exemplo, precisamos de tempo para modificar a rampa de entrada do prédio principal. Imagine aumentar ela 7 metros? É isso que precisamos fazer e, pra isso, é necessário quebrar aquilo tudo. Não podemos fazer essa obra em época de aula. – conta Allyson, que acrescenta - Outra coisa é o problema de um dos laboratórios do Hans Donner, que sofreu uma infiltração. Ali não tinha jeito, era preciso fazer a obra para liberar a sal de aula para os alunos. E tivemos que contar com a compreensão deles. – conclui o prefeito do campus.

Allyson Fernandes explica que, como o prédio tem mais de 50 anos, é impossível fazer todas as obras necessárias, mas que, em compensação, a prefeitura capacita funcionários que poderão auxiliar alunos com necessidades especiais e disponibiliza uma cadeira de rodas que fica sempre à disposição. E se enganam os que pensam que as obras são voltadas apenas para deficientes físicos. Allyson destaca também as modificações realizadas para auxiliar alunos com deficiência visual.   

- Já aplicamos os pisos amarelos e azuis, de sinalização, e agora estamos trabalhando na modificação dos corrimões. Quando falta um metro para o fim, é necessário ter um elo de ferro para o deficiente perceber que o corrimão vai acabar. – explica o prefeito.                     

A Prefeitura do campus Bonsucesso fica na Av. Paris, 72.
Funciona de segunda a sexta, de 7h às 17h, com intervalo entre 12h e 13h.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Saiba mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo

Entrevista com o professor de arquitetura Arthur Tavares da UNISUAM
Por Érika Santoro e Vanessa de Andrade



Obs:(Imagem meramente ilustrativa)

Entrevista com o estudante do curso de gastronomia da UNISUAM Carlos Noronha

Por Érika Santoro e Vanessa de Andrade




Obs: Entrevista somente com áudio (imagem meramente ilustrativa).

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Conhecendo o ranário da UNISUAM (Núcleo de Biologia)

Por Érika Santoro e Vanessa de Andrade





Esse nosso vídeo mostra um pouquinho do Centro de pesquisa de biologia da UNISUAM. O Aquisuam tem como foco o estudo de peixes e rãs. Na entrevista, mostramos a rotina do tratamento das rãs que são trazidas de Mangaratiba para cá. Elas são alimentadas para engordar e depois serem abatidas. Elas são doadas para crianças carentes com restrição alimentar e que só podem comer carne de rã.