Por Rhuan Souza, Samuel Correia e Bruna Castro
Rampas, sinalizações, espaços adaptados. A acessibilidade tem se tornado uma preocupação em inúmeras instituições de ensino e na Unisuam não é diferente. Em obras desde 2010, a universidade tem dedicado seus esforços em transformar o campus de Bonsucesso para receber alunos que tenham qualquer necessidade especial. O Foca Entrevista conversou com Allyson Lameira Fernandes, prefeito do campus Bonsucesso, para entender como é o processo para tornar a instituição mais acessível.
Segundo Allyson, as obras realizadas no campus seguem as orientações da NBR 9050, normas criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
- O Rio de Janeiro todo está sendo obrigado a se enquadrar na NBR 9050 pois, a partir de 2012, serão multadas as instituições que não estiverem dentro dos padrões contidos nela. – afirma Fernandes.
Para o prefeito do campus, o maior desafio é conseguir realizar todas as mudanças apenas nos períodos de férias dos alunos para não atrapalhar as aulas.
- Por exemplo, precisamos de tempo para modificar a rampa de entrada do prédio principal. Imagine aumentar ela 7 metros? É isso que precisamos fazer e, pra isso, é necessário quebrar aquilo tudo. Não podemos fazer essa obra em época de aula. – conta Allyson, que acrescenta - Outra coisa é o problema de um dos laboratórios do Hans Donner, que sofreu uma infiltração. Ali não tinha jeito, era preciso fazer a obra para liberar a sal de aula para os alunos. E tivemos que contar com a compreensão deles. – conclui o prefeito do campus.
Allyson Fernandes explica que, como o prédio tem mais de 50 anos, é impossível fazer todas as obras necessárias, mas que, em compensação, a prefeitura capacita funcionários que poderão auxiliar alunos com necessidades especiais e disponibiliza uma cadeira de rodas que fica sempre à disposição. E se enganam os que pensam que as obras são voltadas apenas para deficientes físicos. Allyson destaca também as modificações realizadas para auxiliar alunos com deficiência visual.
- Já aplicamos os pisos amarelos e azuis, de sinalização, e agora estamos trabalhando na modificação dos corrimões. Quando falta um metro para o fim, é necessário ter um elo de ferro para o deficiente perceber que o corrimão vai acabar. – explica o prefeito.
A Prefeitura do campus Bonsucesso fica na Av. Paris, 72.
Funciona de segunda a sexta, de 7h às 17h, com intervalo entre 12h e 13h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário