sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O BOM E VELHO PÂNICO

por: Frederico Formiga e Nathália Moraes

Os apreciadores dos filmes de terror ganharam um presentão em 2011: o lançamento de Pânico 4. Essa cinessérie reinventou o gênero nos anos 90 inspirando dezenas de outros slasher movies e, por isso, integra a lista dos 1001 Filmes Para Se Ver Antes De Morrer (livro).

Wes Craven, criador da saga, já era conhecido quando lançou Freddy Kruegger nos cinemas; porém existe uma dinâmica diferente em Pânico, não é só susto e matança, ele é carregado de enorme dose de humor inteligente aonde os próprios personagens discutem os erros e acertos dos filmes de terror existentes na vida real e se divertem com isso. Pânico mergulha nessa estratégia discursiva chamada metalinguagem, que passa despercebida para quem não consegue ver além das cenas tensas que Craven apresenta. 

O filme, inclusive, não tem um assassino sobrenatural e imortal que sempre volta, são pessoas de carne e osso que têm motivações convincentes para fazer o que fazem. O filme assusta, mas pela boa qualidade e competência de Craven.


Os posters dos 4 filmes, Scream ("grito") no título original

Patrícia Nascimento, 21 anos, estudante de jornalismo da UNISUAM, fissurada por Pânico, expõe seu ponto de vista sobre os filmes e seus momentos favoritos.


VOCÊ ACOMPANHOU O LANÇAMENTO DOS PRIMEIROS FILMES? Sim, mas como eu era muito pequena e não podia entrar no cinema por causa da idade eu tinha que esperar chegar na locadora pra assistir. Mas o quarto eu fui assistir no cinema.

O QUE FAZ PÂNICO SER DIFERENTE DOS OUTROS FILMES DO GÊNERO? Acho que a comédia inserida no terror faz o filme ficar interessante. Dá um toque diferente. E não é só sangue, tem uma história bem escrita.

AS PESSOAS TÊM PRECONCEITO COM FILMES DE TERROR? O QUE ELAS ESTÃO PERDENDO? Geralmente as pessoas pensam que é a mesma história sempre. É só sangue e assassinato. E em Pânico as mortes são fraquinhas, se dá mais destaque para o enredo. Acho que depende do filme. Pois em Pânico são histórias que são possíveis de se acontecer na vida real, não têm espírito, zumbi, essas coisas. E é um filme bem dinâmico. Acho que estão perdendo um filme com um ótimo enredo e um elenco maravilhoso, tem que assistir pra depois dizer se gostou ou não.

QUAL O MOMENTO MAIS ASSUSTADOR DA SÉRIE? Assustador não, mais tenso. No segundo filme, quando o assassino mata os policias que estão protegendo a Sidney e rouba o carro... Dirige até colidir com restos de uma construção. Só que ela fica presa no banco de trás, é daqueles carros de polícia todo blindado, protegido, com grade. E ela tem que passar para o banco da frente e sair pela janela, passando por cima do assassino desmaiado no banco do motorista.

E QUAL O MOMENTO MAIS CÔMICO? São diversos momentos cômicos, eu gosto quando a Sidney e a Gale tem suas discussões nos primeiros filmes, mas logo depois viram amigas e do relacionamento amoroso e conturbador entre Gale e o Dewey, que acabou virando casamento na vida real e depois vieram a se separar. 


**** Para ilustrar melhor essa metalinguagem e o humor de Pânico, você pode conferir um trecho do primeiro filme em que uma personagem debocha do assassino dizendo: "De que filme é isso, 'Eu cuspo na sua garagem?' (...) Quer brincar de psicopata assassino? Posso ser a vítima? (...) Por favor, não me mate, quero estrelar a continuação.'"
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR. (AVISO: CENAS TENSAS!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário