quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Odisseia Cor-de-rosa


Barbara Millicent Roberts, mundialmente conhecida entre as meninas como Barbie, esteve no Rio de Janeiro no mês de Julho. A nossa equipe conferiu de perto a exposição em homenagem aos 50 anos da boneca.

por Nathália Moraes e Frederico Formiga

O sonho cor-de-rosa invadiu o Rio de Janeiro no mês de Julho e conquistou meninas de todas as idades. O shopping Rio Design, localizado na Barra, foi passarela para a exposição gratuita “Barbie Museu Encantado”.

Com direito a limousine personalizada na entrada do shopping, a boneca que completou 5 décadas em 2009, mostrou todo seu glamour numa exposição inédita que conta com um acervo de 480 bonecas, 8 ambientes temáticos, uma brinquedoteca onde as mães e as filhas puderam interagir com os produtos Barbie e muita história desse ícone fashion mundial.

A exposição já brilhou em diversas cidades brasileiras como São Paulo e Belém, sempre com uma logística e um conteúdo cultural e educativo do tamanho que sua estrela merece. Um dos destaques é o exemplar original da primeira boneca lançada em 1959, que é única no Brasil e pertence ao colecionador Carlos Keffer.

Em alguns exemplares, a boneca recebeu moldes de rostos de celebridades, reproduzindo fielmente os traços de artistas como a cantora Cher e a atriz Audrey Hepburn - a eterna bonequinha de luxo. Outro ponto a ser percebido, são as mudanças no design da boneca durantes os anos que sempre acompanhou as tendências da moda e de comportamento da sociedade. “Barbie Museu Encantado” não encanta só as crianças, mas os adultos que puderam viver de perto o sonho cor-de-rosa.

Em entrevista, a empresária Aline Vieira que levou sua filha de seis anos e suas sobrinhas para conhecerem a exposição, conta como foi a experiência em reviver o mundo da boneca que já fez parte de sua geração.


Foca Entrevista: Qual é o destaque da exposição?

Aline Vieira: Tudo está lindo. Há muito o que ver. Mas, eu gostei muito de conhecer a história e ver a primeira boneca. Ela é totalmente diferente das de hoje.

Foca Entrevista: Durante todos esses anos, a Barbie esteve presente em todas as gerações. Como você avalia a importância dela no desenvolvimento de sua filha?

Aline Vieira: A Barbie é a representação do sonho de toda a menina. Ela é versátil, inteligente e está sempre bonita. É o retrato da auto-estima que quero passar pra minha filha.

Foca Entrevista: A boneca tem como slogan “Barbie, tudo o que você quer ser”. Qual a sua opinião sobre a influência dela em relação às crianças, principalmente sua filha?

Aline Vieira: Creio que de forma positiva ela estimula as meninas a acreditarem em si mesmas. Então, aliando tudo o que ela representa com uma boa educação dos pais as crianças crescem persistentes e motivadas. Não vejo problemas com o slogan.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário